8 dicas para você viajar tranquilo neste fim de ano

1. Elimine distrações

Ajustar o volume ou buscar uma música no rádio demora cerca de 5.5 segundos — em que suas mãos poderiam estar no volante e olhos na estrada. Falar ao telefone triplica o risco de acidentes. Tentar alcançar um objeto em movimento aumenta em nove vezes o risco de acidentes. O pior caso é responder mensagens no celular, que aumenta em 23 vezes a chance de acidentes. Portanto, deixe de lado a tentação de fazer tudo, e deixe o celular guardado no porta-luvas. Se for necessário, pare o veículo e faça o que tenha que fazer.

no-cell

2. Abaixe o assento

Motoristas com bancos elevados sentem que estão dirigindo mais vagarosamente. Isto ocorre bastante em motoristas de utilitários, por serem carros mais altos. Ajuste seus assentos para uma posição mais baixa e tenha uma noção mais real da velocidade que você anda.

3. Faróis acesos

Segundo um estudo publicado em 1994, motoristas que dirigem com faróis acesos têm 11% menos chances de se envolver em acidentes por aumentar sua visibilidade para outros motoristas. Siga o exemplo dos motoboys e ônibus e acenda os faróis.

 

 

4. Dá um tempinho, vai!

Quando estiver parado em semáforos, deixe o carro em ponto morto. Isto não desgasta a transmissão e deixa as coisas um pouco mais tranquilas para o motor. Este hábito reduz também o esforço do sistema de refrigeração e reduz ligeiramente o consumo.

5. A bateria “foi pro saco”?

Se os terminais da sua bateria estiverem corroídos, despeje um pouco de Coca Cola neles. O ácido do refrigerante desgasta a corrosão e aumenta a chance da chupeta funcionar. Depois tome os cuidados: ao chegar em casa, lave a bateria com água e seque com uma flanela limpa. E para evitar que uma situação dessas aconteça, por que não aproveitar para fazer uma revisão conosco.

battery

 

6. Pare pra descansar

Em viagens grandes, pare ao menos por dez minutos a cada duas horas. Os movimentos feitos durante a condução do veículo podem levar a desgastes do nervo ciático e dor crônica. Além disso, essas pequenas pausas tiram seu estresse da estrada e faz com que a viagem que muito mais tranquila.

7. Evite a sonolência

Peça ao seu co-piloto para jogar um jogo de perguntas e respostas. Um estudo conduzido por uma universidade israelista mostrou que jogos deste gênero deixam o condutor mais alerta, diferente de músicas. Na falta de criatividade, perguntas de palavras cruzadas têm o mesmo efeito.

 

8. ‘Marche’ direito

Dirigir em ponto morto pode parecer uma ótima opção para reduzir o consumo de gasolina. A verdade é que esta redução é muito pequena e esta forma de condução aumenta o desgaste dos freios. Já a troca constante de marchas causa desgaste da transmissão e embreagem. Portanto, conduza com a marcha certa, faça trocas de marchas inteligentes e ponto morto somente na ausência de movimento.

cambio

E por fim… não beba e dirija! Isso vai garantir um fim de ano mais alegre e seguro para todos. Boas festas!

 

0 comments

Write a Comment

Fields with * are required