14 Orientações Para Melhorar Seu Consumo De Combustível

1. Evite trafegar em altas velocidades

Devagar: quanto maior a velocidade, mais você exige do motor para vencer a resistência ao atrito, aumentando o consumo de combustível devido a necessidade de acelerar mais o veículo.

2. Faça acelerações suaves e progressivas

As acelerações devem estabelecer uma condição favorável à progressão do movimento até atingir a velocidade desejada, sem forçar o motor. Acelere suavemente, aumentando progressivamente de acordo com o aumento da velocidade do veículo.

3. Cuidado com a qualidade do combustível

A escolha do posto de gasolina deve levar em conta vários fatores. Não podemos avaliar com certeza se o combustível é de boa qualidade ou não, porém alguns itens podem ser observados para minimizar o risco, como por exemplo:

  • Posto de gasolina subordinado à alguma marca (uma bandeira);
  • Condições gerais dos equipamentos;
  • Filtro da bomba limpo;
  • Higiene pessoal do frentista;
  • Cuidados no abastecimento.
  • Cuidado do frentista quanto à sua proteção individual;
  • Cuidados com vapores eliminados no abastecimento;
  • Abastecimento até o disparo do dispositivo do bico;

Vale a dica, caso seu percurso diário seja curto, não é necessário rodar com o tanque cheio. Abastecendo cerca de meio tanque, você reduz peso e consequentemente, melhora o consumo do veículo.

4. Controle o consumo

Mantenha um registro de quilometragem percorrida e de combustível que você coloca (incluindo frações). Coloque os dados em uma planilha simples. Isto manterá você atento, caso contrário, você nunca saberá com clareza se você está economizando combustível.

Caso seu veículo não possua computador de bordo, a cada percurso percorrido (estrada ou cidade), abasteça e veja o hodômetro parcial. Após concluir seu percurso, anote a quilometragem rodada e anote a quantidade de litros de combustível colocado no reabastecimento. Divida a quilometragem percorrida pelos litros abastecidos e isso lhe dará o consumo do seu veículo (km/l).

Caso seu veículo possua computador de bordo, recomenda-se após todo abastecimento e/ou distância percorrida, reinicializar (zerar) o computador de bordo (hodômetro e consumo) afim de se obter a real média de consumo/ Para tal, verificar instruções no seu manual do proprietário.

5. Evite cargas inúteis no veículo

Lembre-se que objetos deixados no veículo contribuem para aumentar o peso que será transportado. Este peso vai ser acelerado e freado junto com o veículo, o que causa o aumento do consumo de combustível e podem provocar ferimentos dos ocupantes em caso de qualquer pequeno acidente. Descarregue todos os objetos desnecessários de seu veículo e economize!

6. Planeje o roteiro de seu deslocamento

Evite deslocamentos desnecessários: uma boa viagem é também aquela que acontece na menor distância.  Utilize o sistema de navegação global (GPS) para indicar o melhor caminho e use as informações das diversas rádios e aplicativos de celular sobre as condições de trânsito. Sempre que possível, evite ficar parado ou percorrer caminhos mais longos.

7. Sempre que possível use o piloto automático

O piloto automático mantém a velocidade controlada e evita acelerações desnecessárias que aumentam o consumo de combustível, principalmente em regiões planas.

8. Evite frear em excesso

Evite frear e acelerar desnecessariamente. O carro sempre consumirá mais combustível para retomar a velocidade. Tente sempre manter uma velocidade constante.

9. Verifique o estado dos pneus e controle a pressão

Calibre seus pneus de acordo com as especificações do manual do proprietário. Pneus descalibrados afetam o consumo de combustível. É recomendado verificar a pressão dos pneus semanalmente, inclusive o estepe. Pneus calibrados e rodas corretamente alinhadas também ajudarão você a evitar o desgaste desigual dos pneus. Os postos de combustível possuem compressores automáticos que param a um valor predeterminado. Por segurança, antes de calibrar, certifique-se que a pressão está correta e ajuste conforme sua necessidade. É recomendável calibrar os pneus quando estiverem frios.

10. Faça a manutenção adequada no veículo

Realize sempre o Serviço de Manutenção recomendado no manual do proprietário. Uma manutenção apropriada irá contribuir para manter o bom funcionamento do veículo.

Alguns elementos que protegem os sistemas do veículo tal como o filtro de ar, de óleo, e de combustível devem ser trocados conforme recomendado no manual.

Motores com tecnologia avançada também exigem maior cuidado na sua manutenção. O mal funcionamento das velas e sensores, ou até mesmo pequenos vazamentos de óleo ou água irão impactar no desempenho do motor, causando baixa performance e consumo de combustível anormal.

Verifique também no Manual do Proprietário se você se enquadra nas “Condições Severas de Uso”.

11. Evite deixar o motor funcionando com o veículo parado

É recomendado aquecer o motor dirigindo devagar. Com essa atitude, o consumo de combustível será menor comparado ao aquecimento do motor com o carro parado (ponto morto).

12. Mantenha uma distância segura do veículo a frente

Mantenha uma distância segura do carro a frente. Caso contrário, você freará e acelerará mais do que o necessário e ainda estará correndo risco de colisão. Você continuará seguindo na mesma velocidade que o carro da frente mesmo se você estiver 30 metros atrás. Isto também lhe dará espaço e tempo para não ter de freiar o veículo quando estiver chegando no sinal (ou farol) que acaba de abrir. Assim, a velocidade do veículo não será reduzida, você terá de acelerar menos e com isso otimizará o consumo de combustível.

13. Mantenha as características originais do veículo

A mesma preocupação de se manter o desempenho do veículo vale para outras alterações, principalmente as alterações mecânicas que vão interferir diretamente no consumo de combustível, além de prejudicar a segurança e conforto dos passageiros, tais como: suspensão rebaixada, rodas com diâmetros diferentes do original e pneus mais largos.

14. Use as marchas adequadas

Faça as trocas de marchas de acordo com o recomendado no Manual do Proprietário. A utilização adequada evita uma aceleração desnecessária, contribuindo para evitar o aumento do consumo de combustível. Quando a troca de marchas é executada com o motor em alto giro, o consumo médio aumenta.

0 comments

Write a Comment

Fields with * are required